Compre agora seu Durômetro portátil Digital INSIZE
- Fornecido com dispositivo de impacto tipo D Baseado no ensaio Leeb (HLD) com faixa de medição de 170 a 960HL
- Converte para Vickers (HV), Brinell (HB), Rockwell (HRC e HRB), Shore (HS) e Resistência à Tração (MPa)
- Comunicação com impressora via bluetooth
- Memória para até 800 resultados
- Possibilita o julgamento do resultado através dos limites superior e inferior
- Operação por tela sensível ao toque (TOUCH SCREEN), com visor de grande dimensão
- Idiomas: Português, Inglês, Chinês, Italiano, Alemão, Francês e Russo
- Desligamento automático
- Atende a Norma ASTM A956
ESPECIFICAÇÕES:
- Leitura mínima: 1HLD, 1HV, 1HB, 0.1HRC, 0.1HRB, 1HS, 1MPa
- Visor digital: resultado em Leeb (HLD), conversão de dureza, material, direção de impacto, número de ensaios, média dos resultados e data
- Comunicação: Via bluetooth e USB
- Dimensões: 135 x 83 x 24 mm
- Peso: 350 gramas
Característica das peças:
Peso mínimo = 5kg, 2kg (sobre um suporte sólido), 0,1 Kg (acoplado em base plana)
Espessura mínima da peça: 5mm
Raio mínimo de curvatura da superfície: 11mm
Rugosidade máxima (Ra): 1,6µm
Aplicação:
O durômetro é uma evolução do antigo escleroscopio, no qual o princípio de medição de queda de peso foi substituído por um sistema de medição por mola.
O durômetro é um instrumento popular para medir a dureza de endentação de borrachas, plásticos e materiais com comportamento similar. Os tipos mais comuns de instrumentos são o Modelo A para materiais mais moles e o modelo D para materiais mais duros.
A operação do instrumento é bastante simples. O material é submetido a uma pressão definida aplicada através de uma mola calibrada que atua sobre o endentador, que pode ser esférico ou cônico. Um dispositivo de indicação fornece a profundidade de endentação. O valor da dureza é dado pela profundidade da penetração no material sob teste. Por causa da resiliência de algumas borrachas e plásticos, a leitura da dureza pode mudar ao longo do tempo, por isso o tempo de endentação às vezes acompanha o valor medido da dureza.
As escalas Shore A e Shore D são indicadas para a medição de dureza de borrachas/elastômeros e usadas também para plásticos “moles” como poliolefinas, fluoropolímeros e vinis. A escala A é usada para borrachas “moles” enquanto que a escala D é usada para borrachas mais “duras”.
O Durômetro Shore A é específico para medição da dureza relativa em borrachas e plásticos moles. Se o endentador penetra completamente no material, a leitura obtida é zero. Se não ocorrer penetração, a leitura é 100. As leituras são adimensionais.
As diferentes escalas Shore A,B,C,D,DO,M,O,OO,OOO,OOO-S e R foram criadas utilizando 7 formas diferentes de endentadores, 5 diferentes molas, 2 diferentes extensões do endentador e duas diferentes especificações dos suportes. As escalas A e D são as mais utilizadas. A escala M usa uma mola de pouca força e foi desenvolvida para permitir o teste de pequenas peças como anéis O que não podem ser testados na escala A normal . Como os materiais respondem de forma diferente às diferentes escalas, não há correlação entre escalas.
Vantagens e Desvantagens
Os resultados obtidos deste teste são medidas úteis da resistência relativa à endentação para várias gamas de polímeros. Entretanto, o teste de dureza Shore não serve para prever outras propriedades como resistência, abrasão ou desgaste, e não deve ser usado sozinho para especificação de projeto de produto.
DUROMETRO PORTÁTIL DIGITAL TELA TOUCH SCREEN INSIZE - ISH-SPHA - COM IMPRESSORA
